Chaffey Dam, Austrália: Paredes de Terra Reforçada® para Duplicar a Capacidade, Aumentar os Padrões de Segurança
Abarragem de Chaffey está localizada a 43 km a sudeste de Tamworth, no rio Peel, NSW, Austrália. A barragem fornece água para a agricultura irrigada, indústria, abastecimento de água às cidades, fluxos fluviais e necessidades domésticas, mitigação de cheias e fluxos ambientais.
Antes da modernização a barragem podia ser descrita como um aterro de 54 m de altura, com 430 m de comprimento, com um vertedouro combinado de glória matinal e trabalhos de saída.
Os objetivos do Projeto de Melhoria e Aumento da Segurança da Barragem de Chaffey foram aumentar a capacidade de armazenamento da barragem de 62 GL para 100 GL e modernizar a barragem para cumprir as normas de segurança da ANCOLD e do Comitê de Segurança da Barragem de NSW (DSC) quanto à mitigação de cheias e estabilidade da estrutura.
A etapa 1 do projeto foi a construção de um vertedouro auxiliar de 35 m com plugue de liberação que foi concluído em 2011.
A fase 2 e o aumento envolveram a elevação da parede da barragem em 8 m e o aumento da crista da boca do sino do vertedouro de glória matinal em 6,5 m.
A John Holland Pty Ltd (JH) foi nomeada como Contratante Principal da Fase 2 pela WaterNSW, e a URS Australia Pty Ltd (agora AECOM) projetou a construção da barragem, A Empresa Terra Reforçada Austrália (RECO) foi subcontratada pela JH para projetar e fornecer as estruturas da Terra Reforçada® e a Fusion Civil Pty Ltd instalou as paredes.
O escopo dos trabalhos para a atualização está incluído: Em primeiro lugar, a instalação de uma Terra Reforçada vertical®. estrutura de parede com uma parede de parapeito de 1,8 m na crista da terra existente e aterro de enrocamento para elevar a parede da barragem em 8 m; e em segundo lugar para elevar o nível da água em 6,5 m duplicando a crista da boca do sino existente da estrutura do vertedouro de glória matinal a um nível mais alto.
A RECO foi contratada para projetar e fornecer 6950 m² de paredes de Terra Reforçada® back-to-back. Além disso, no topo da parede a montante há um parapeito de 1,8 m de altura e na base há uma parede em forma de L com um corrimão. Este passadiço em forma de L cria um acesso ao longo da passagem a montante do muro.
A RECO também projetou e forneceu uma parede de arame reforçada temporária, que criou uma plataforma de guindaste a partir da qual foi erguida a crista da boca do sino do vertedouro de glória matinal.
Os engenheiros de projeto foram solicitados a avaliar tensões e deformações sob condições de sobrecargas de inundação, avaliar a resposta sísmica de aterros e elevação vertical de cristas e avaliar tensões na base da elevação vertical de cristas para avaliação da capacidade de suporte de caixas de carga (estática, inundação, caixas de carga sísmica).