Vantagens dos sistemas pré-fabricados claros na reabilitação de infra-estruturas vitais que tiveram de reabrir ao tráfego em apenas nove meses
Um poderoso terremoto que atingiu 7,1 na escala Richter abalou a Cidade do México e os arredores em 19 de setembro de 2017.
A devastação espalhou-se por toda a capital do México. Milhares de edifícios ruíram ou foram significativamente danificados e várias infra-estruturas vitais, tais como estradas e pontes, foram afectadas. A Ponte Amecameca na Rodovia México – Cuautla foi uma delas, apresentando uma falha estrutural que provocou o colapso dos terraplenos.
O projecto de reabilitação em grande escala incluiu a desmontagem do muro no acesso norte e o rápido início da reconstrução da ponte e da sua subestrutura e superestrutura. O escopo consistiu em 73 estacas e pilares de betão armado in situ, 73 tampas de cais de betão, 125 vigas pré-fabricadas AASHTO IV, 1008 m3 de tabuleiro de betão armado (Freyssinet) e encontros mistos com muros de contenção utilizando 820 m2 de painéis de betão armado pré-fabricados (Terra Reforçada).
Adicionalmente, a rampa de acesso sul à ponte veicular foi reforçada com painéis pré-fabricados, uma solução que consiste em 1880 m2 de painéis de betão pré-fabricados a toda a altura, até 8,5 m de altura (Terra Reforçada).
As vantagens dos sistemas pré-fabricados, como painéis, vigas e paredes de terra reforçada, tornaram-se claras na reabilitação desta infra-estrutura vital que teve de reabrir ao tráfego em apenas nove meses: Minimizar o tempo de construção, garantindo ao mesmo tempo a longevidade da estrutura.