Linha ferroviária de alta velocidade Tours Bordeaux: Uma Primeira no Mundo no Setor Ferroviário e um Marco Importante para Paredes de Terra Reforçada®.
Em 2 de julho de 2017, o primeiro trem de passageiros da nova linha ferroviária de alta velocidade entre Tours e Bordeaux foi colocado em operação, marcando a conclusão bem sucedida da linha ferroviária de alta velocidade Sul da Europa-Atlântico (LGV-SEA). A construção da linha foi concluída em tempo recorde, antes do cronograma contratual de seis anos de estudos e obras. Isto envolveu a construção de 302 km de linha de alta velocidade e 10 ligações cobrindo um total de 38 km para ligar a nova linha às cidades do sudoeste da França. No total, quase 10.000 pessoas trabalharam neste projecto. Terre Armée alcançou uma estreia mundial no sector ferroviário e um marco significativo ao propor os seus muros de contenção para os comboios de alta velocidade. Nossas equipes foram mobilizadas por quase três anos para oferecer a solução leve, confiável e durável Reinforced Earth®, escolhida pelo subgrupo de infraestrutura (SGI) da COSEA, que supervisionou o projeto e a construção da linha. Os benefícios incluem maior flexibilidade no cronograma de construção, implementação mais rápida e melhor domínio da multiplicidade de interfaces entre as atividades, o que permite a otimização dos custos. Onze estruturas foram construídas usando a solução Terra Reforçada®, fazendo quase 8.500m2 de revestimento e 20 paredes, das quais 16 eram muito altas (até 12,7 m) no final de uma separação de grau. Esta variante técnica foi seleccionada após um rigoroso processo de concepção e aprovação com a entidade adjudicante Réseau Ferré de France (agora SNCF Réseau). O estudo Terre Armée considerou o elevado grau de sensibilidade da infra-estrutura à tensão durante a passagem dos comboios de alta velocidade, e todas as restrições do sector ferroviário em termos de acessibilidade para condições de manutenção ou estabilidade e capacidade de carga. A natureza exigente do projeto levou a um grau e volume de estudos sem precedentes. Além disso, foi implementado um programa detalhado de monitoramento das paredes de cada local para detectar, em tempo real, qualquer deformação do revestimento. Para este programa de pesquisa e desenvolvimento, foi instrumentado um muro Terra Reforçada® que suporta uma pista traficada com velocidades até 352 km/h, em colaboração com IFSTTAR (Instituto francês de ciência e tecnologia para o transporte, desenvolvimento e redes), para permitir uma melhor compreensão da difusão das tensões dinâmicas no interior da estrutura durante a passagem dos comboios. Esta foi a oportunidade de obter medições específicas de estresse e aceleração durante a fase experimental para obter um nível de feedback nunca antes alcançado, antes da linha ser colocada em serviço.