Sistema Terra Reforçado com grelha TerraTrel virada para o passe histórico
Em 1877, usando uma combinação de pólvora e dinamite, um engenhoso construtor de passes chamado Thomas Bain explodiu o mais antigo túnel de estrada de rocha sólida da África do Sul e construiu o Cogmanskloof (ou Kogmanskloof) Pass.
Entre 2016 e 2019, um grupo de indivíduos igualmente engenhosos chamado Terra Reforçada (Pty) Ltd África do Sul participou da reabilitação do passe, utilizando um sistema Terra Reforçada® com a grelha TerraTrel® de frente.
Com o nome de Cogmans, um cacique do Khoekhoe, que povoou a área antes da chegada dos colonos europeus, o passe e a área circundante são de significado paleontológico, arqueológico, geológico e cultural.
Ligando as cidades de Ashton e Montagu, no Cabo Ocidental, a rota segue o rio Kingna.
O Khoekhoe revelou o passe original aos colonos no Vale de Montagu. Depois incluiu duas perigosas travessias de rio e foi frequentemente inundada; apenas 150 anos depois e muitas mortes por afogamento, Banho foi encarregado de construir uma estrada melhor.
Em avanço rápido para o século XXI, o Departamento de Arqueologia da Universidade da Cidade do Cabo realizou uma Avaliação do Património e do Impacto Ambiental vários anos antes do início do melhoramento das estradas e do desfiladeiro.
Qualquer obra realizada necessária para preservar o caráter histórico e paisagístico único do passe.
Para apoiar a melhoria da estrada ao longo do rio Kingna, a AECOM e a Basil Read estabeleceram uma parceria para fornecer uma solução funcional e simultaneamente sensível aos requisitos muito específicos do projecto.
Foram instalados muros de contenção Terra® reforçados com aço e GeoStrap® com alturas que variam entre 4 e 11 m para suportar um trecho de 13,4 km da estrada. Partes da parede foram construídas usando tiras GeoStrap® ligadas a uma malha traseira com âncoras de pregos e cavilhas na face traseira da rocha.
O acabamento em pedra das paredes foi projetado para se misturar com as paredes históricas originais projetadas e construídas por Thomas Bain.