{"id":9706,"date":"2022-02-13T07:50:33","date_gmt":"2022-02-13T07:50:33","guid":{"rendered":"https:\/\/www.terraarmada.com.br\/reinforced-earth\/paredes-de-terra-reforcada-para-a-barragem-de-las-tortolas-tailings-2\/"},"modified":"2022-02-13T07:52:32","modified_gmt":"2022-02-13T07:52:32","slug":"paredes-de-terra-reforcada-para-a-barragem-de-las-tortolas-tailings-2","status":"publish","type":"avada_portfolio","link":"https:\/\/www.terraarmada.com.br\/reinforced-earth\/paredes-de-terra-reforcada-para-a-barragem-de-las-tortolas-tailings-2\/","title":{"rendered":"Paredes de Terra Refor\u00e7ada\u00ae para a Barragem de Las T\u00f3rtolas Tailings"},"content":{"rendered":"
Muros de Reten\u00e7\u00e3o de Terra Refor\u00e7ada\u00ae para o Muro da Barragem de Raised Tailings na Mina de Cobre Los Bronces, Chile<\/span><\/p><\/h1><\/div> Em outubro de 2007, a Anglo American aprovou um investimento de US$ 2,4 bilh\u00f5es para expandir sua mina de cobre e molibd\u00eanio de Los Bronces<\/a>, no alto da Cordilheira dos Andes, no Chile. A amplia\u00e7\u00e3o inclui novas instala\u00e7\u00f5es de moagem no setor de Confluencia, uma planta de flota\u00e7\u00e3o em Las T\u00f3rtolas (Colina) e novas esta\u00e7\u00f5es de tubula\u00e7\u00e3o e bombeamento. Quando conclu\u00edda em 2017, a produ\u00e7\u00e3o de cobre quase duplicar\u00e1 para 400.000 toneladas, fazendo de Los Bronces a quinta maior mina de cobre do mundo. Grande parte da \u00e1gua adicional necess\u00e1ria com a expans\u00e3o da produ\u00e7\u00e3o vir\u00e1 do levantamento da barragem de rejeitos de Las T\u00f3rtolas, localizada aproximadamente 42 km a oeste da mina. A Anglo American informa que a reciclagem de \u00e1gua na barragem ir\u00e1 reduzir a quantidade de \u00e1gua doce utilizada por tonelada de cobre produzida em cerca de 40%. N\u00e3o foi poss\u00edvel criar o aterro da barragem de rejeitos perto da Esta\u00e7\u00e3o de Bombagem Ladera Este. Foram necess\u00e1rios muros de conten\u00e7\u00e3o verticais para proteger a esta\u00e7\u00e3o localizada imediatamente a jusante do aterro da barragem existente. Al\u00e9m disso, a Anglo American queria que a barragem fosse erguida em etapas para corresponder aos seus planos de expans\u00e3o. O desafio era desenhar e construir paredes de prote\u00e7\u00e3o verticais, por etapas, em um espa\u00e7o muito limitado. As paredes tamb\u00e9m tiveram que ser projetadas para evitar a infiltra\u00e7\u00e3o de \u00e1gua do reservat\u00f3rio de rejeitos. Os muros de conten\u00e7\u00e3o Terra\u00ae refor\u00e7ados<\/a> foram selecionados para a constru\u00e7\u00e3o<\/a> dos muros a montante e a jusante da barragem elevada. A fase 1, conclu\u00edda em Maio de 2014, tem quase 14 metros de altura. Para mitigar os custos e limitar a interrup\u00e7\u00e3o das suas opera\u00e7\u00f5es actuais, a Anglo queria que a pegada da Etapa 1 fosse mantida ao m\u00ednimo absoluto, permitindo a eleva\u00e7\u00e3o da barragem em mais 8 metros de altura na Etapa 2. A Tierra Armada Chile<\/a> detalhou 4730m\u00b2 de muros de conten\u00e7\u00e3o paralelos para a Etapa 1, utilizando os seus pain\u00e9is TerraPlus\u00ae modulares, pr\u00e9-fabricados de concreto, em uma configura\u00e7\u00e3o back-to-back com refor\u00e7o de solo polim\u00e9rico GeoStrap\u00ae. A Etapa 1 do muro a jusante foi concebida e detalhada como um muro de conten\u00e7\u00e3o TerraLink\u00ae<\/a> para que os refor\u00e7os Geostrap\u00ae na Etapa 2 do muro a jusante de 7.500 m2 pudessem ser eficazmente ligados \u00e0 Etapa 1. Quando conclu\u00eddas as paredes a jusante em ambas as fases actuam como um muro de conten\u00e7\u00e3o composto de quase 22 m de altura. Os engenheiros da Tierra Armada realizaram a modelagem de elementos finitos utilizando o FLAC 2D para confirmar que a configura\u00e7\u00e3o, tal como concebida, teria um desempenho adequado. Um selo de membrana imperme\u00e1vel foi fixado aos pain\u00e9is de revestimento na parede a montante para conter a \u00e1gua dos rejeitos. Caracter\u00edsticas especiais<\/p>\n Folheto sobre minera\u00e7\u00e3o<\/span><\/a><\/p>\n<\/div><\/div><\/div> Brochura Terra Refor\u00e7ada<\/span><\/a><\/p>\n<\/div><\/div><\/div>\n
SOLU\u00c7\u00d5ES CONEXAS<\/h4><\/a><\/li>
MERCADOS AFINS<\/h4><\/a><\/li>
PA\u00cdSES AFINS<\/h4><\/a><\/li><\/ul><\/div>
SOLU\u00c7\u00d5ES CONEXAS<\/h4><\/a><\/li><\/ul><\/div>
\r\n\t\t\t\t\t\t\tEstrada de Aproxima\u00e7\u00e3o, Pilar Verdadeiro do Aeroporto Mactan-Cebu<\/a>\r\n\t\t\t\t\t\t<\/h4>\r\n\t\t\t\t\t<\/div>\r\n\t\t\t\t<\/div><\/div>
\r\n\t\t\t\t\t\t\tTechWall™ Paredes de Reten\u00e7\u00e3o da Auto-estrada Uchumayo<\/a>\r\n\t\t\t\t\t\t<\/h4>\r\n\t\t\t\t\t<\/div>\r\n\t\t\t\t<\/div><\/div>
\r\n\t\t\t\t\t\t\tParedes de Terra Refor\u00e7ada\u00ae para a Barragem de Las T\u00f3rtolas Tailings<\/a>\r\n\t\t\t\t\t\t<\/h4>\r\n\t\t\t\t\t<\/div>\r\n\t\t\t\t<\/div><\/div>
\r\n\t\t\t\t\t\t\tTrabalhos hidr\u00e1ulicos<\/a>\r\n\t\t\t\t\t\t<\/h4>\r\n\t\t\t\t\t<\/div>\r\n\t\t\t\t<\/div><\/div>
\r\n\t\t\t\t\t\t\tParedes de Reten\u00e7\u00e3o de Terra Refor\u00e7ada\u00ae para Cinta Costera Seafront<\/a>\r\n\t\t\t\t\t\t<\/h4>\r\n\t\t\t\t\t<\/div>\r\n\t\t\t\t<\/div><\/div>
\r\n\t\t\t\t\t\t\tParedes de Terra Refor\u00e7ada\u00ae para Rampas e Abutments no Aeroporto Clark<\/a>\r\n\t\t\t\t\t\t<\/h4>\r\n\t\t\t\t\t<\/div>\r\n\t\t\t\t<\/div><\/div>
\r\n\t\t\t\t\t\t\tParedes de Terra Refor\u00e7ada\u00ae para a Barragem de Las T\u00f3rtolas Tailings<\/a>\r\n\t\t\t\t\t\t<\/h4>\r\n\t\t\t\t\t<\/div>\r\n\t\t\t\t<\/div><\/div>
\r\n\t\t\t\t\t\t\tRampas de Acesso Terra\u00ae Refor\u00e7adas para o Dakar Express Railway<\/a>\r\n\t\t\t\t\t\t<\/h4>\r\n\t\t\t\t\t<\/div>\r\n\t\t\t\t<\/div><\/div>
\r\n\t\t\t\t\t\t\tParedes de Terra Refor\u00e7ada\u00ae para a Rodovia 407 Leste Fase 2<\/a>\r\n\t\t\t\t\t\t<\/h4>\r\n\t\t\t\t\t<\/div>\r\n\t\t\t\t<\/div><\/div>
\r\n\t\t\t\t\t\t\tParedes de Reten\u00e7\u00e3o de Terra Refor\u00e7ada\u00ae para Linha de Trilho de Alta Velocidade<\/a>\r\n\t\t\t\t\t\t<\/h4>\r\n\t\t\t\t\t<\/div>\r\n\t\t\t\t<\/div><\/div>
\r\n\t\t\t\t\t\t\tTechWall™ Paredes de conten\u00e7\u00e3o para passagem de pe\u00f5es<\/a>\r\n\t\t\t\t\t\t<\/h4>\r\n\t\t\t\t\t<\/div>\r\n\t\t\t\t<\/div><\/div>